O Mais Importante para o Investidor
Autor: Howard Marks
Editora: Edipro
Nº de páginas: 207
Nota: 5/5
Descrição:
O livro de Howard Marks, “O Mais importante para o Investidor” explora uma série de insights adquiridos ao longo de mais de cinquenta anos de sua carreira como um respeitado investidor e fundador da Oaktree Capital Management, uma gestora de sucesso no mercado financeiro. Na obra, ele analisa vários trechos de memorandos escritos ao longo das últimas décadas, ressaltando a complexidade do ato de investir e evitando simplificações.
Marks não busca criar um manual de investimento, mas sim compartilhar sua filosofia. Ele destaca o pensamento de segundo nível como uma característica dos grandes investidores, capazes de fazer análises mais profundas e assertivas. O autor também reflete sobre a eficiência do mercado e suas limitações, enfatizando como as emoções e fatores psicológicos influenciam as decisões financeiras.
O livro aborda o tema do risco e a importância da consistência de longo prazo, além de destacar os ciclos econômicos, comparando-os a um pêndulo. Marks descreve os investidores como seguidores de tendências ou como aqueles que fazem o oposto, buscando lucros em meio à imprevisibilidade do mercado. Ele sugere entender em que ponto do ciclo estamos e o que isso significa para os ativos, diante da impossibilidade de prever o futuro.
Opinião do Analista:
O livro é um dos melhores livros sobre investimentos e finanças de todos os tempos. Com uma linguagem clara muito didática, Howard Mark traz toda sua experiência nesse sensacional livro que traz lições muito completas e ensinamentos muito valiosos para os investidores. Ele é capaz de moldar e refinar a análise de investimentos de uma forma que todos conseguem entender e aplicar. É um livro que todo investidor deve ler e reler.
Insights e Frases:
“Tudo passa por ciclo de crescimento e declínio, a sessão em queda: as economias, os mercados e as empresas.”
“A história não se repete, mas rima.”
“Deve estar mais certo do que os outros…, que, por definição, significa que seu pensamento tem de ser diferente.”
“O pensamento de segundo nível é profundo e complexo.”
“Pensadores de primeiro nível buscam formas simples e respostas fáceis. Os de cima no nível sabem que investir bem é a antítese da simplicidade.”
“Não há como todos os investidores terem performance superior ao nível do mercado, pois coletivamente, eles são o mercado.”
“O resultado mais importante da hipótese do mercado eficiente é a conclusão de que você não pode vencer o mercado.”
“É difícil sempre fazer a coisa certa como investidor. E é impossível fazer sempre a coisa certa na hora certa. O máximo que o investidor de valor pode esperar é estar correto a respeito do valor de um ativo e comprar quando ele estiver disponível por um preço mais baixo.”
“De todos os caminhos possíveis para se obter lucro nos investimentos, comprar barato é claramente o mais confiável. No entanto, isso não é sinônimo de garantia. Podemos estar errados sobre o valor atual.”
“Investir consiste exatamente em uma coisa: dar atenção ao futuro.”
“Primeiro, o risco é algo ruim e, por isso, a maioria dos investidores quer minimizá-lo.”
“O risco dos investimentos tem origem principalmente nos preços muito altos: e os preços muito altos costumam originar-se do excesso de otimismo, do ceticismo inadequado e da aversão ao risco.”
“Grandes investidores são aqueles que assumem riscos menores proporcionalmente aos rendimentos que obtém. Eles podem produzir retornos moderados com baixo risco ou retornos elevados, com risco moderado.”
“Investir com êxito por um longo prazo depende mais do controle de risco do que da agressividade. Os resultados da maioria dos investidores serão determinados, ao final de sua carreira, mais pela quantidade de seus investimentos ruins e pelo quão ruins eles foram do que pela grandeza de seus bons investimentos. O controle de riscos competente é a marca do bom investidor.”
“Quando as pessoas se sentem bem com sua situação atual e otimistas com o futuro, seu comportamento é fortemente impactado. Elas gastam mais e economizou menos.”
“As ineficiências (verificações erradas, percepções erradas, erros que outras pessoas cometem) oferecem oportunidades potenciais para obtenção de maiores lucros. Explorá-las é, de fato, o único caminho para obtenção consistente de lucros acima da média. Para se distinguir dos outros, é preciso tomar proveito desses erros.”
“O mundo dos investimentos não é um lugar ordenado e lógico em que o futuro pode ser previsto e as ações específicas produzem resultados específicos. A verdade é que muito depende da sorte. Alguns podem preferir chamá-la de acaso ou aleatoriedade, e essas palavras soam mais sofisticadas do que sorte.”