O Investidor Inteligente
Autor: Benjamin Graham
Editora: Harper Collins
Nº de páginas: 672
Nota: 5/5
Descrição:
“O Investidor Inteligente” foi escrito por Benjamin Graham, renomado economista e investidor, que é considerado o “pai do investimento em valor (value investing)”. Sua abordagem prudente e metódica influenciou gerações de investidores, incluindo Warren Buffett.
O livro é considerado como a bíblia do Value Investing e aborda os princípios fundamentais do investimento em valor, destacando a importância da análise cuidadosa das demonstrações financeiras das empresas, como cálculo de indicadores de múltiplos e dados econômicos do mercado para tomar decisões de investimento sábias e seguras. Graham enfatiza a diferença entre investimento e especulação, defendendo a necessidade de um processo racional e disciplinado ao selecionar ações.
Ele introduz conceitos como margem de segurança e valor intrínseco, que ajudam os investidores a identificar oportunidades de empresa com preços subestimadas no mercado. O livro ainda traz diversas análises práticas do mercado de ações americano, de setores, e compara algumas empresas, ensinando como deve ser feito a análise dos fundamentos financeiros dessas empresas. Graham também distingue os investidores em ações como investidores empreendedores que são aqueles investidores ativos e os investidores defensivos. Além disso, o autor destaca a importância do longo prazo e da paciência na construção de riqueza sustentável.
Opinião do Analista:
“O Investidor Inteligente” é uma leitura excelente leitura, apesar de densa e teórica, mas essencial para qualquer pessoa interessada em investir, seja iniciante ou experiente. Os insights atemporais de Graham oferecem uma base sólida para desenvolver uma abordagem de investimento prudente e bem-sucedida. A linguagem acessível torna o livro adequado para todos os públicos, enquanto as lições valiosas continuam relevantes mesmo décadas após sua publicação. É um livro que todo o investidor deve ler e se tiver a oportunidade de reler, será melhor ainda pois ajudará a fixar ainda mais os conceitos nesta bíblia dos investimentos.
Insights e Frases:
“Quanto mais insensato o comportamento do mercado, maior a oportunidade para o investidor de perfil empresarial.”
“O investidor inteligente é um realista que vende para os otimistas e compra dos pessimistas.”
“Quanto mais alto o preço pago, menor o ganho.”
“As perspectivas óbvias de crescimento físico em um negócio não significam lucros óbvios para os investidores.”
“Na verdade, o principal problema do investidor, e até o seu pior inimigo é provavelmente ele mesmo.”
“Uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado. As operações que não atendem a essas condições são especulativas.
“Há muitas maneiras em que a especulação pode ser pouco inteligente. Destas, as mais importantes são: especular quando você acha que está investindo; especular seriamente e não como passatempo, quando você não possui conhecimento apropriado e habilidade para tal; e arriscar mais dinheiro na especulação do que você tem condições de perder.
“Em seu esforço para selecionar as ações mais promissoras, tanto no curto quanto no longo prazo, o investidor enfrenta obstáculos de dois tipos: o primeiro deriva da falibilidade humana, e o segundo, da natureza da concorrência. Ele pode estar errado em sua previsão do futuro ou, mesmo se estiver certo, o preço atual do mercado já pode refletir plenamente o que ele antecipa.
“A aquisição de bens imóveis tem sido considerada, há muito tempo, um investimento sensato que embute uma boa dose de proteção contra a inflação.”
“Aconselharemos. grosso modo, o investidor, a não colocar mais de metade de seus investimentos em ações, a menos que ele tenha muita confiança na integridade de sua posição em ações e esteja certo de poder encarar com tranquilidade uma queda do mercado, tal qual a ocorrida em 1969-1970.”
“Quanto mais entusiasmado o público fica com a ação e quanto mais rápido ela sobe em comparação com o crescimento efetivo dos lucros da companhia a qual pertence, mais arriscada se torna como investimento.