A Interpretação das Demonstrações Financeiras
Autor: Benjamin Graham e Spencer Meredith
Editora: Harper Collins
Nº de páginas: 128
Nota: 3,5/5
Descrição:
“A Interpretação Das Demonstrações Financeiras” é uma obra clássica escrita por Benjamin Graham, autor renomado por seu livro “O Investidor Inteligente”. Graham compartilha sua expertise financeira, apresentando aos leitores uma abordagem prática e valiosa para analisar informações contábeis e financeiras.
A obra é dividida em seções que abordam desde os conceitos básicos até técnicas avançadas de interpretação financeira. Graham utiliza uma linguagem acessível e exemplos reais para ilustrar seus pontos, tornando o conteúdo compreensível mesmo para leitores sem experiência prévia em finanças.
O livro é basicamente um manual de explicação das diversas contas contábeis que compõem as demonstrações financeiras, como balanço patrimonial, DRE e fluxo de caixa.
O Objetivo de interpretar as demonstrações financeiras, é permitir que o investidor avalie a qualidade financeira da empresa, e com isso, possa decidir de forma técnica e embasada por sua análise, se vale a pena investir em suas ações. Deve-se levar em consideração que este livro foi publicado originalmente em 1937, além de ter um foco no mercado norte-americano. Assim, algumas terminologias não se adequam ao investidor moderno, mas a essência provê uma boa noção do que realmente importa numa análise contábil para investidores.
Opinião do Analista:
É um livro de leitura rápida e fácil, com exemplos simples e práticos acerca dos demonstrativos contábeis das empresas. Traz, principalmente, a visão sob três grandes setores do mercado americano de sua época: Indústria, Utilidades Públicas e Ferrovias. A obra é bem básica para quem já tem uma certa noção de mercado e demonstrações financeiras, mas vale a pena pela curiosidade de entender o raciocínio lógico por trás de Graham em suas análises.
Insights e Frases:
“Demonstrações financeiras se destinam a fornecer uma imagem precisa da condição e dos resultados operacionais de uma empresa de forma condensada.”
“Um único balanço pode dar algumas pistas sobre o passado da empresa, mas isso pode ser estudado de forma mais inteligente apenas nas demonstrações de resultado e por uma comparação de sucessivos balanços.”
“O tamanho de uma empresa pode ser medido por seus ativos ou a partir de suas vendas.”
“Todos os ativos fixos, exceto os terrenos, estão sujeitos a uma perda gradual de valor decorrente do uso e dos passar do tempo.”
“O índice de liquidez deve ser analisado mais detalhadamente, depois de excluído o estoque.”
“O item individual mais importante do passivo circulante é o das notas a pagar.”