Fora da Curva - Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles.

Fora da Curva - Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles.
Livro A lógica do Cisne Negro

Autor: Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau

Editora: Portfolio Penguim

Nº de páginas: 216

Nota: 5

Descrição: 

“Fora da Curva” foi Organizado por Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau. O livro reúne a história de grandes investidores brasileiros, oferecendo uma visão privilegiada deles sobre gestão de suas empresas e insights sobre investimentos. Dentre os investidores renomados, estão André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, Pedro Damasceno e o próprio Bartunek. Suas experiências e estratégias oferecem lições inspiradoras e práticas para investidores de todos os níveis. Ao final de cada capítulo, os investidores fazem recomendações de livro, que eles leram e que podem agregar preciosos conhecimentos aos leitores.

Opinião do Analista: 

Trata-se de um livro muito interessante e inspirador, trazendo relatos e experiencias de investidores renomados no Brasil, cada um com lições diferentes e dicas de gestão de empresas e investimentos. Leitura recomendada a todos investidores e pessoas curiosas sobre os grandes investidores do Brasil.

Insights e Frases:

“Meu conselho para quem está começando é investir no que conhece melhor, aos poucos, e ir aumentando a exposição ao risco à medida que for ganhar experiência. Tomaria cuidado para não ficar confiante demais, o que pode levar a grandes erros.”

 

“Estude, trabalhe duro, fique cercado de gente boa, treine e corra riscos. Se, com o seu sucesso, puder impactar outras pessoas e retornar para a sociedade, é ainda melhor. O Brasil precisa de gente querendo investir em fazer acontecer.”

 

“Quando uma pessoa com dinheiro encontra uma pessoa com experiência, a pessoa com experiência fica com dinheiro e a pessoa com dinheiro sai com a experiência.”

 

“O fundamental é analisar as probabilidades de ganhar e perder dinheiro em diferentes cenários – e ir ajustando-as ao longo do tempo, à medida em que a situação muda.”

 

“Quem ganhe dinheiro apenas quando o mercado vai bem não é um bom gestor, só sabe seguir a onda.”

“Para se dar bem no mercado, é preciso ser contracíclico, ou seja, comprará a baixa e vender na alta, uma coisa facílima de falar, mas muito difícil de fazer, porque a pressão contrária é enorme.”

 

“O investidor que só tem casos de sucesso é perigoso, porque o insucesso está por vir.”

 

“A crença de que se é capaz de enfrentar qualquer desafio, geralmente, causa problemas.”

 

“Outro aspecto importante é pensar nas habilidades que um analista de investimentos tem. Ele deve conhecer setores, investidores e empreendedores. Além disso, precisa acompanhar o mercado, saber quais setores estão crescendo e por quais razões, e como está a economia. Ou seja, deve ter a cabeça aberta. Acho que também que fazer um MBA é útil, porque dá uma noção de estratégia e estrutura organizacional.”

 

“Em tese, empresas sustentáveis tendem a gerar melhores resultados no longo prazo, porque seus produtos têm mais qualidade e seus processos são melhores.”

 

“O melhor profissional é aquele que é legal e ganhador: ou seja, tem a cultura da empresa e é competente. É preciso investir nele, pagar bem, dar força. No outro extremo está o funcionário, que não é legal e não se entrega. Esse tem que sair logo porque gera ruído e pode prejudicar a equipe.”

 

“O que vai diferença são as pessoas, muito mais que a situação financeira da empresa, seus processos ou produtos – que sempre podem mudar.”

 

“O investidor do século XIX só pensava no retorno financeiro; o do século XX avaliava o retorno e risco; e o do século XX começa a pensar também na sociedade, no que pode fazer para melhorar o mundo, ganhando dinheiro?”

 

“Meu conselho para quem está começando a trabalhar na área de investimentos é não ficar tentando ser cópia de alguém. Deve construir sua carreira em cima de suas aptidões e competências. Não existe forma para o sucesso – mas a melhor é a que espelha quem você é.”

Veja também outras Recomendações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *